AIP Associação Industrial Portuguesa instala ILS Intelligent Lighting Solution nas suas instalações.

Nesta fase o sistema foi instalado em áreas comuns, estando previsto o seu alargamento a gabinetes e outras áreas dos edifícios da AIP com vista a optimizar os consumos de energia quer ao nível da iluminação quer dos equipamentos de conforto.

O ILS baseia o seu funcionamento na análise do local, em tempo real, tomando decisões automáticas em relação aos equipamentos instalados na área de supervisão nomeadamente disponibilizando a energia sempre que os locais começam a ser ocupados ou desligando-a quando detecta que o local deixa de estar ocupado e previsivelmente não continuará ocupado.

Ligando a iluminação, fornecendo a quantidade de luz adequada ao local e ao momento, de acordo com a iluminação natural existente e naturalmente as regras de conforto previamente determinadas.

Pode ainda usar a função de “Load-Shedding” que gere de forma inteligente os equipamentos em carga evitando que o escalão de energia contratado seja atingido e naturalmente o desligar do contador, recorrendo a prioridades nos equipamentos sob controlo, desligando-os sempre que tal é necessário ou obrigatório, neste caso em particular quando não se deseja exceder determinados valores mensais de consumo energético previamente definidos.

Os algoritmos de aprendizagem incluídos na tecnologia, permitem que esta faça uma gestão eficiente do local de forma automática e autónoma com poupanças energética significativas e elevadas emissões de CO2 evitadas.