A sociedade de advogados CMS Rui Pena & Arnaut (CMS RPA) apostou na optimização do sistema de iluminação do seu edifício instalando um sistema inovador de gestão da iluminação desenvolvido pela IsGreen.

Quando da construção de um edifício a iluminação, montada no final da obra, é vista numa perspectiva genérica, nem sempre adequada à actividade principal a desenvolver no local. Na maioria dos casos apresenta-se com níveis de luminosidade muito elevados o que também não contribui para o conforto dos utilizadores, além de contribuir de forma muito elevada para a factura energética.

A IsGreen detectou esta situação em vários países da Europa, América do Norte e Sul e em países da Ásia tendo desenvolvido uma tecnologia inteligente que é hoje considerada fundamental numa correcta e adequada gestão de iluminação em qualquer edifício, “fornecendo apenas a quantidade de luz adequada quando e onde necessário”.

A IsGreen – Smart Things for Smarter Buildings – especializou-se no desenvolvimento deste tipo de soluções conseguindo reduções significativas da factura energética em edifícios, hospitais, garagens, hotéis ou escritórios em geral.

A CMS RPA estando preocupada com os consumos existentes e em particular, em melhorar as condições de trabalho no seu edifício, acordou com a IsGreen a título experimental a utilização desta tecnologia e os resultados têm sido considerados excelentes.

Além de se ter optimizado o sistema de iluminação, a Tecnologia IsGreen conseguiu ainda reduções significativas na utilização deste recurso, graças ao algoritmo de análise de usabilidade e de detecção da adequada quantidade de luz em cada momento, Conseguiram-se reduções da ordem dos 60% e perspectivam-se pay-back’s entre 11 e 16 meses.

A CMS RPA incentivou a IsGreen a continuar a optimizar os sistemas de iluminação do edifício,  sendo todos estes melhoramentos reinstaláveis facilmente, caso exista essa necessidade.

A usabilidade e a frequência de utilização são determinantes, pela Tecnologia IsGreen, no cálculo da melhor utilização de um edifício ou um dado espaço, conseguindo calcular, em tempo real, a melhor forma de utilização de todos os sistemas que geram conforto no edifício além da Iluminação; ar quente ou frio, aquecimento de água, orientação de palas, etc. Tudo totalmente automática e com controlo remoto de um simples smartphone, se necessário pelo gestor técnico.